5 dicas para comprar carro usado

5 dicas para comprar carro usado

Estas cinco dicas para comprar carro usado ajudarão a facilitar a sua pesquisa, e o melhor: evitar dores de cabeça futuras. Os brasileiros têm procurado cada vez mais veículos seminovos. Informações divulgadas pela Fenauto apontam crescimento de 2,2% nas vendas na comparação entre 2018 e 2019. Ao todo, foram comercializadas mais de 14,5 milhões de unidades.

Entre os modelos mais procurados estão aqueles entre 4 e 8 anos de uso. Segundo o ranking divulgado pela entidade, os líderes em vendas são: Volkswagen Gol, Fiat Uno, Fiat Palio, Ford Fiesta e Chevrolet Celta. Mas, o que atrai tantos compradores de carros que já tiveram um ou mais proprietários? A resposta é fácil. Excelente custo-benefício e a possibilidade de adquirir um veículo completo com preço abaixo do mercado. 

Agora que você já sabe que este é um mercado confiável e com muita procura, separamos cinco dicas para comprar carro usado e garantir o melhor negócio.

Dica 1 – Conheça a revenda de veículos

Facebook, Google e Reclame Aqui são algumas das plataformas indicadas para você conhecer a procedência de uma loja de veículos usados. Sempre que possível, converse também com outros clientes do estabelecimento para entender como foram as negociações e, é claro, o pós-venda.

Dica 2 – Sempre faça o test drive

Muitas vezes, você pode encontrar um veículo com preço baixo em uma cidade distante da sua e ficar interessado em fazer a compra imediatamente para não perder negócio. Porém, quando falamos da aquisição de um produto de alto valor agregado, a paciência é sempre a melhor ação. Da mesma forma que os clientes dirigem carros novos para sentir o motor e a potência, por que não fazer isso também com os seminovos? Dê sempre preferência para comprar em lojas que permitam o test drive.

Dica 3 – O que analisar no veículo

São diversos elementos que você deve conferir na primeira visita à loja de seminovos. Entre eles:

  • Estado dos pneus 
  • Quilometragem rodada
  • Verifique o estado da bateria (o selo do Inmetro deve estar branco e visível)
  • Teste o ar-condicionado e sistema de som
  • Identifique batidas e diferença nas cores da lataria, isso pode indicar sinistros e reformas

Lembrou de mais algo? Anote no seu celular em forma de uma check list e leve na visita junto com você para não esquecer de nenhum detalhe.

Dica 4 – Consulte um mecânico de confiança ao comprar carro usado

Revendas que trabalham com veículos periciados e de alta qualidade, como a InvestCar BH, não se importarão que o carro desejado seja inspecionado pelo seu mecânico de confiança. 

A prática é bem-vinda para que seja avaliado o estado do motor, se a quilometragem não foi adulterada, identificar ruídos estranhos, além da situação de amortecedores, nível de óleo, suspensão, alinhamento e balanceamento.

Dica 5 – Investigue o histórico do veículo

E, cuidado! Preços muito abaixo da média do mercado podem ser indicativos de que se trata de um carro de leilão – que neste caso terá dificuldade em ser segurado – ou até mesmo com um histórico de dívidas não pagas, como multas e impostos. Conforme orientação do portal Autoesporte, você pode consultar os débitos dos veículos nos portais do Detran, Secretaria da Fazenda e prefeitura da sua cidade por meio de CPF e/CNPJ. 

Depois de você seguir a risca estas 5 dicas para comprar carro usado, chegou o momento de se atentar à transferência de documentação. Faça logo que possível a comunicação de venda ao Detran do seu município e a transferência em até 30 dias. Lembrando que este processo só pode ser feito com todos os débitos e licenciamento do veículo pagos. 

Pensando em trocar de carro? Aproveite para conhecer todo o nosso estoque completo de veículos à venda em Belo Horizonte.