Como ganhar mais com o Uber no final de ano

Como ganhar mais com o Uber no final de ano

Confraternizações de empresas, deslocamento para aeroportos e rodoviárias e passeios nos shoppings. Estas e outras situações aumentam o número de passageiros e possibilitam ganhar mais com o Uber no final de ano, além de outros aplicativos de transporte. 

Mas, será que realmente vale a pena abrir a mão do descanso nesta época? A resposta é sim e o motivo é simples: a tarifa dinâmica. Quanto maior a demanda, mais disputado será o serviço e, consequentemente, maior será o valor desembolsado pelos passageiros. 

Preço alto para passageiros, mas vantagem para motoristas

Uma declaração da Uber em 2016, por exemplo, permite ter uma noção da quantidade de pessoas que utilizaram o serviço na noite de Ano Novo. Em 450 cidades, a expectativa era de que mais de 15 milhões de usuários utilizassem os serviços do aplicativo. 

Esse cenário, de fato, se concretizou no Brasil. Inúmeros veículos de comunicação noticiaram que, durante o Réveillon, a tarifa aumentou até 5x em relação ao valor tradicional. Uma corrida que normalmente custaria R$ 20 rendeu até R$ 100 para os motoristas. 

Entenda um pouco mais a tarifa dinâmica

Grande parte dos aplicativos de transporte, como Uber, Cabify e 99Pop, possuem o conceito de tarifa dinâmica. Se você é novo neste segmento, é muito importante que entenda o significado e como utilizá-la ao seu favor.

Imagine a seguinte situação: na sua cidade aconteceu um show que reuniu 40 mil pessoas. Após o término do evento, essa grande quantidade de indivíduos precisará se locomover para casa – muitos deles por meio dos app de transporte. Porém, o trânsito está caótico e as empresas precisam oferecer um incentivo para que os motoristas estejam nestes lugares. É nesse momento que surge o preço dinâmico. 

Segundo o blog da Uber, o mecanismo equilibra “a oferta e a demanda na plataforma, pois, de um lado, incentiva os motoristas parceiros a estarem disponíveis em uma determinada região e, de outro, desincentiva o aumento da demanda momentaneamente com o aumento dos preços, por exemplo, após o fechamento de bares no sábado a noite”.

Mas, como ganhar mais como Uber no final de ano?

A seguir, a equipe do blog InvestCar BH selecionou diversas dicas para que você consiga estar nos lugares certos e nos horários certos para conseguir ganhar mais como Uber no final de ano e garantir aquela renda extra para pagar as despesas comuns de janeiro, como impostos e materiais escolares.

Esteja próximo aos locais de movimento: pesquisa feita pela CDL de Belo Horizonte mostra que quase 20% dos entrevistados pretendem comprar os presentes de Natal em shoppings e 69% em lojas de rua. Isso significa que a chance do preço dinâmico estar presente nestas regiões é maior. Procure circular entre os principais shoppings da cidade e regiões centrais que abrigam um grande número de estabelecimentos comerciais e, principalmente, no período noturno.

Fique atento ao clima: dias chuvosos também costumam ter mais procura. Agora, imagine a associação entre chuva e final de ano? A combinação é certeira para motoristas de aplicativo. Se você está em casa descansando e começou a chover, que tal voltar ao trabalho para relaxar no próximo mês?

Véspera de Natal e Reveillon: como explicamos no início deste artigo, milhões de pessoas se deslocam na véspera de Ano Novo, principalmente em cidades que realizam shows gratuitos e queima de fogos. Se você tiver disponibilidade, trabalhe nestes dois dias.

Gostou das dicas? Se você tiver outras sugestões, envie para nós por meio dos comentários.