Quais são as diferenças entre carro usado e seminovo?

Quais são as diferenças entre carro usado e seminovo?

Existem várias diferenças entre carro usado e seminovo, mas ambas as opções são boas para quem busca um veículo de qualidade sem exigir alto investimento. A seguir, explicaremos quais as características de cada modelo e também selecionaremos as principais vantagens para adquirir um automóvel que já teve proprietários anteriormente.

Quais as características de um carro usado?

Um veículo que tem acima de três anos de uso e/ou rodou mais de 20 quilômetros por ano é considerado usado. Ele não precisa necessariamente ter tido mais de um proprietário, porém essa é uma situação bem comum. Vale lembrar que um carro que tenha apenas dois anos de uso, mas já atingiu 60 mil quilômetros rodados não se enquadra mais na categoria seminovo. 

Maiores vantagens: o preço competitivo é o principal diferencial dos usados. Eles custam consideravelmente menos do que automóveis seminovos. Grande parte destes modelos pode ser financiado e ter seguro veicular, ou seja, é um carro comum. 

Principais cuidados na compra: como muitos destes veículos passaram por mais de um proprietário, é importante ficar atento ao histórico de multas e à procedência de toda a documentação. Verifique sempre se o automóvel sofreu algum tipo de sinistro. 

Entenda o que significa carro seminovo

Um carro seminovo tem um único dono, até três anos de uso e não pode ultrapassar 20 mil quilômetros rodados por ano. Quem adquire esse tipo de veículo costuma trocar frequentemente de carro e não se importa, necessariamente, com as novidades do mercado, mas quer ter sempre na garagem um modelo de boa qualidade. Em muitos casos, é possível que o automóvel ou moto tenha ainda a garantia de fábrica.

Maiores vantagens: devido ao pouco tempo de uso, os carros seminovos costumam ter peças mais conservadas, lataria em boas condições e baixa quilometragem. Estes fatores são ótimos atrativos, principalmente considerando que o valor de um seminovo é bem menor do que um carro zero km.

Principais cuidados na compra: como mencionado anteriormente, muitos carros seminovos ainda possuem garantia de fábrica. Antes de adquirir, verifique se o proprietário realizou todas as revisões corretamente e conforme as exigências da montadora. 

Cuidados gerais na compra de um carro seminovo ou usado

Procurar uma revenda de carros confiável é o primeiro passo para adquirir um veículo com boa procedência. A InvestCar BH, por exemplo, faz a análise completa do histórico do automóvel antes de entrar no estoque, além de oferecer garantia de até um ano. 

Ao conhecer um modelo que agrade você, entenda tudo sobre o carro: procure saber como era o comportamento do antigo proprietário (se usava para trabalho ou somente lazer), quilometragem rodada, ano de fabricação, se sofreu sinistros, confira o histórico de multas e verifique também se existe algum tipo de processo administrativo.

E, mesmo que tenha visto fotos de anúncios previamente, a visita presencial ainda é muito importante. Olhe com toda a atenção o interior do veículo e, se possível, peça para que seu mecânico de confiança analise a parte mecânica para evitar problemas futuros.

Com esses cuidados seguidos à risca e agora que você entendeu as diferenças entre carro seminovo e usado, agora é só aproveitar o seu novo veículo na garagem!