Passo a passo para motoristas de aplicativos: como começar a trabalhar

Passo a passo para motoristas de aplicativos: como começar a trabalhar

Quem está pensando em dirigir profissionalmente para ganhar uma renda extra aos finais de semana ou trabalhar integralmente em frente ao volante precisa seguir as etapas do nosso passo a passo para motoristas de aplicativos. Não basta apenas ter um veículo seminovo em bom estado de conservação. É preciso também entender e atender às exigências de cada plataforma, como Uber e 99, para agilizar o cadastro e ser oficialmente um condutor autônomo. 

Cenário dos aplicativos de transporte no Brasil e no mundo

Hoje, três principais plataformas de transporte atuam no Brasil: Uber, Cabify e 99. Porém, somente a primeira delas divulga dados em relação ao faturamento e quantidade de profissionais cadastrados. 

Segundo reportagem da Exame, o país tem mais de 22 milhões de usuários e mais de 600 mil motoristas parceiros, presentes em mais de 100 cidades brasileiras. Desde a sua criação, a empresa norte-americana realizou 5,2 bilhões de corridas pelo mundo e faturou no último trimestre de 2018 quase 3 bilhões de dólares.

Abordando dados regionalmente, mais especificamente em Belo Horizonte, os altos números não são diferentes. A Uber possui mais de 35 mil motoristas cadastrados no aplicativo para atender uma população de quase um milhão e meio de pessoas. 

Segundo Gyanny Macedo, presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos que Utilizam Aplicativos do Estado de Minas Gerais (Sicovapp-MG), o desemprego foi um dos principais motivos para a popularização da profissão

“O que aconteceu foi o desemprego, as pessoas começaram a ver essa profissão como uma oportunidade de estar trabalhando com alguma coisa e poder sustentar suas famílias”, comentou ao Portal G1

Porém, não é apenas o aumento da informalização que gerou a busca pelos aplicativos. Muitos motoristas preferem a autonomia que este formato de trabalho proporciona em relação a horários. Nestas empresas, os profissionais não possuem vínculo empregatício, o que significa que podem fazer sua própria jornada e trabalhar somente nos dias que desejarem. 

É comum, inclusive, que um condutor trabalhe algumas horas pela manhã, por exemplo, descanse no período da tarde e retorne ao volante à noite para aproveitar o movimento de shoppings e bares.

Chegou a hora de conferir o passo a passo para motoristas de aplicativos

Antes de começar a dirigir em um ou mais aplicativos, você precisa completar várias etapas, como adaptar a sua CNH para exercer atividade remunerada e verificar se as características do seu veículo se encaixam nas exigências dos aplicativos. Confira as orientações que separamos para você iniciar essa trajetória profissional com mais rapidez.

Coloque a documentação em dia

No passo a passo para motoristas de aplicativos, verifique se todos os impostos do veículo estão em dia, como IPVA e DPVAT. E o principal! Confira se a validade da sua CNH está em dia.

Informação importante: como o motorista estará transportando outras pessoas de forma profissional, ou seja, recebendo dinheiro em troca do deslocamento, será preciso incluir a informação de que você exerce uma atividade remunerada (EAR) na Carteira de Habilitação. 

O pedido deve ser feita no Detran e o solicitante precisará passar por uma avaliação psicológica. Como as taxas variam conforme o estado, confira diretamente no site do órgão da sua cidade.

Escolha um aplicativo e atenda às exigências

Conforme mencionamos anteriormente, o Brasil possui três principais aplicativos de transporte: Cabify, 99 e Uber. Cada uma destas empresas possui suas próprias regras, porcentagem de lucro e tempo para efetuar o pagamento aos motoristas. Avalie bastante todas essas exigências antes de iniciar o cadastro. Nada impede também de você atuar em mais de um app ao mesmo tempo. 

Abaixo, trouxemos as exigências em relação ao veículo necessário para você ser um motorista de aplicativos. Todas as informações foram retiradas diretamente do site oficial de cada empresa e podem sofrer alterações a qualquer momento.

uberX

Esta é a categoria mais popular da Uber e que possui viagens mais acessíveis. Os requisitos do carro são:

  • Ano Modelo 2008 ou mais novo
  • 4 portas e 5 lugares
  • Ar condicionado

Não são aceitos carros com placa vermelha, picapes, vans e caminhonetes. 

Cabify

A empresa aceita modelos com, no máximo, 5 anos a partir da data de fabricação. O veículo deve ter:

É proibido também cadastrar um automóvel da cor fúcsia, verde limão ou laranja.

99

A data de fabricação do veículo na 99 varia conforme a cidade. Em Belo Horizonte, são aceitos automóveis fabricados a partir de 2008. Além desta exigência, o carro deve ter:

  • 4 portas
  • Ar condicionado

Além disso, o motorista deve ter smartphone compatível com o aplicativo da empresa.

Se o seu carro não atende a nenhum dos aplicativos, você deve avaliar trocar o seu veículo por um modelo mais novo e completo porque é proibido omitir qualquer uma das informações.

Contrate um seguro veicular

O seguro veicular para motoristas de aplicativos não é obrigatório, mas é altamente recomendado principalmente porque você está vulnerável a roubos, furtos e acidentes de trânsito.

Apesar de ninguém gostar de pensar nessas situações negativas, lembre-se que você é responsável também pela vida do outro passageiro. Mesmo com o máximo de atenção nas ruas, se for culpado em um acidente, poderá ter que pagar internamento hospitalar e até mesmo indenizar as vítimas ou familiares em caso de invalidez e morte. 

Outra situação que pode acontecer são assaltos, fazendo com que você perca dezenas de milhares de reais em poucos segundos.

Aconselhamos que você faça um seguro veicular completo, que englobe proteção a passageiros e terceiros, incêndios, roubos/furtos e também acidentes. Na dúvida, peça ajuda de um corretor de seguros para auxiliá-lo a encontrar o melhor plano para o seu perfil.

Prepare-se!

Está com tudo pronto? Agora, chegou o momento de trabalhar. Para começar, procure lugares movimentados, como shoppings e regiões que abrigam baladas e bares noturnos. Esses locais têm um grande número de passageiros à sua espera e, possivelmente, as tarifas sejam maiores do que em outras partes da cidade.

E não esqueça de deixar balinhas, água e sempre pedir se o cliente está confortável com o som e com a temperatura do ar condicionado. Assim, você ganha a simpatia dos passageiros, recebe uma boa avaliação e, consequentemente, terá uma nota maior no aplicativo, possibilitando que receba corridas vantajosas no futuro. Bom trabalho!